O bronzeado certo

Moda Praia, Dicas

A cor do verão sem prejudicar a saúde

O verão está aí e essa é a melhor das estações do ano para desfrutar o tempo livre fora de casa. Seja nas ruas, seja nos parques ou praças, as pessoas aproveitam o clima quente da estação para se divertir e fazer atividades ao ar livre. As praias se tornam as queridinhas do público que quer tomar um banho de mar, passar um tempo com a família, fazer atividades físicas ou pegar um bronze.

No entanto, o ato de se bronzear pode acarretar mais danos que benefícios se não for feito da maneira correta. Isso porque durante o verão no hemisfério Sul, os dias são mais longos e ficamos mais tempo expostos à radiação solar. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a insolação é provocada pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso. Ela acontece quando a temperatura corporal ultrapassa os 40º C, fazendo com que o mecanismo de transpiração falhe e o corpo não consiga se resfriar. Além do desconforto físico, as queimaduras da insolação podem causar dores de cabeça, fraqueza muscular, náuseas e até febre.

Confira abaixo algumas dicas para ficar com a cor do verão sem prejudicar a sua saúde.

Esfoliação
Sim, é possível preparar a pele para o bronze que você deseja. Até dois dias antes, faça uma esfoliação em seu corpo para retirar células mortas e outros resíduos. Essa prática deixa a superfície da sua pele mais homogênea e garante um bronze mais uniforme, sem manchas.

Atenção ao horário
Há uma faixa de horário em que tomar banho de sol não é recomendado, pois sua ação pode ter efeitos negativos na derme, causando envelhecimento celular e até câncer de pele. Dermatologistas indicam que os melhores momentos para pegar um bronze são antes das 10 horas e depois das 16 horas.

Proteja-se
A dica mais clichê, mas não menos importante. Aplicar protetor solar é imprescindível para quem quer passar um tempo debaixo do sol. Sim, o cuidado com a fotoproteção não deve ser deixado de lado. Use sempre um filtro solar com FPS adequado para a necessidade da sua derme. 

Especialistas recomendam produtos com, no mínimo, FPS 30 para quem deseja se bronzear. Passar o protetor até 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicá-lo a cada duas horas ou depois de contato com a água também são práticas indispensáveis. E não se preocupe, os bronzeadores também podem ser utilizados, desde que você esteja protegida.

A comida ajuda
É isso mesmo. O que você come antes de pegar aquele sol pode dar uma turbinada no seu bronzeado. Alimentos ricos em betacaroteno, como cenoura, mamão, beterraba, laranja e rúcula estimulam a produção de melanina no corpo e ainda agem como protetores naturais da pele. Invista nessa alimentação.

Hidrate-se
Após a exposição ao sol, sua pele estará bastante sensível e ressecada. Portanto, cuidar dela após o bronzeamento é essencial. Não hesite em aplicar hidratantes até alguns dias depois do bronze: além de protegerem seu corpo, eles deixarão sua cor mais uniforme.

E lembre-se, caso sinta algum dos sintomas da insolação, procure um médico.


FONTE: https://semprebem.paguemenos.com.br/posts/saude/o-bronze-certo

Alguma dúvida?

Bom dia como podemos te ajudar?

WHATSAPP Maracangalha Brasil
Politica de Privacidade